Como preparar-se para o Grande Dia

Nas provas de contra-relógio o aquecimento é fundamental

Nas provas de contra-relógio o aquecimento é fundamental

Uma competição é como um vestibular, estudamos por meses e anos, até que chega o dia da prova onde colocamos em teste todos os nossos conhecimentos. No caso do esporte, treino e mais treino até o “Grande Dia”, o vestibular dos atletas. Preparar-se para este momento não é apenas pegar a bicicleta e sair para pedalar. Além de ser necessário um bom planejamento dos treinamentos, existem outros fatores que contribuirão para se chegar ao resultado esperado.O pensamento positivo é muito importante e para isso também devemos treinar. Poderemos começar memorizando o percurso e como gostaríamos que acontecesse a prova. Imaginar cada detalhe, desde antes da largada, até mesmo a prova inteira. Como faremos a parte de subida, na hora do abastecimento, o que iremos comer e beber e em qual momento, as curvas da descida, onde tomar maior cuidado, como fazer para deixar os adversários para trás, etc… Quanto mais você imaginar este momento, maior a chance de acontecer tudo como você gostaria. Claro, cada um dentro da sua realidade, de seu objetivo e com o tempo necessário para a preparação.

Quando eu me preparava para uma Volta Ciclística, meses antes gostaria de saber como seria o percurso e o que precisava fazer para vencer. Na última Volta de Santa Catarina que venci, em 2005, sabia que haviam dois pontos chaves. A subida da Serra do Rio do Rastro e o Contra-relógio individual. Precisava fazer da melhor forma essas duas etapas para abrir vantagem em relação aos adversários. Então planejei os meus treinos de forma a conseguir melhorar o máximo na subida e no contra-relógio. Quando estava treinando em subida, procurava a mais dura possível e me imaginava competindo no Rio do Rastro, tentando subir cada dia melhor. Quando treinava para o contra-relógio, usava a bicicleta de contra-relógio e fazia os tiros como se estivesse na prova, com toda a concentração.

Também procurava imaginar o que precisaria durante a prova, quanto de gel iria tomar, o que deveria comer no café da manhã para ter energia e não pesar no estômago. Que marchas utilizar, o tipo de pneu, a roupa, pois no caso do Rio do Rastro subimos a serra com calor, mas no alto era frio e ainda tínhamos 50 km pela frente. Na chegada fazia menos de 10 graus, ou seja, precisava deixar preparado no carro, uma capa para o caso de chuva, manguito e uma blusa mais quente. Até mesmo deixar preparada a roupa para trocar na chegada, pois com um pequeno descuido poderia ficar resfriado e acabar com o rendimento nos outros dias. Todos os detalhes são importantes, quanto mais você tiver tudo planejado, mais difícil será de algo sair errado, e se ocorrer, você estará preparado para superar. Já vi adversários que estavam bem preparados fisicamente e perderam todas as chances de vitória porque não prepararam sua alimentação e travaram com “prego de fome”.  Até mesmo Alberto Contador deixou de vencer a Dauphiné Libéré este ano porque não se alimentou bem em uma etapa e perdeu preciosos minutos quando parecia imbatível. Voltando a Volta de SC, consegui chegar em 3º na serra com o mesmo tempo do vencedor e depois venci o contra-relógio, conquistando a liderança na classificação geral. Porém ainda não havia vencido e deste dia em diante foi fundamental a ajuda da equipe para me manter na frente.

Todos os detalhes somados fazem uma grande diferença e se mesmo com todos os cuidados algo não der como você gostaria, verifique o que ocorreu e use como aprendizado para o futuro. Com certeza você chegará lá!

Texto: Márcio May – publicado na Revista Bike Action na coluna Ciclismo a Fundo

Esta entrada foi publicada em Matérias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Como preparar-se para o Grande Dia

  1. valdemar medeiros disse:

    Estou muito agradecido pelos toques dados pelo grande campeão Marcio May.

  2. Kent Babers disse:

    Doorologist
    4208 Ticonderoga Lane, North Highlands, CA 95660-5425 (916) 628-6526

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>