Como escolher o selim ideal

O selim é uma das partes mais importantes em uma bicicleta, pois é nele que apoiamos a maior parte do nosso peso e ficamos em contato com quase todo o tempo. Escolher o selim é uma tarefa difícil e eu sei muito bem o que é isso, pois nos meus 20 anos em que competi sofri muito para conseguir achar o selim ao qual eu me sentia confortável, além do ajuste correto. Além disso, até alguns anos atrás era muito mais difícil encontrar nas lojas brasileiras um selim de qualidade, realidade muito diferente nos dias de hoje onde estão presentes as principais marcas: Fizik, Selle Itália, Specialized, Prólogo, entre outras que estão disponíveis em diversas lojas pelo Brasil, sendo que cada marca tem a sua justificativa para atrair os consumidores.Arione ou Tundra para o Cobra, Antares ou Gobi para o Camaleão e Aliante para o Touro
Arione ou Tundra para o Cobra, Antares ou Gobi para o Camaleão e Aliante para o Touro
Bem, hoje eu trabalho com selins para todos os gostos, desde os fabricados em gel pela Selle Royal voltados para bicicletas de passeio e que proporcionam excelente conforto, Brooks – selins de couro da primeira fábrica de selins do mundo, feitos a mão até hoje na Inglaterra e os selins fi´zi:k, voltados para alta performance.
Eu gostaria de explicar aqui o conceito do qual eu tenho o maior conhecimento que é do da marca Italiana fi´zi:k, que é totalmente baseado na flexibilidade de cada pessoa. Este conceito foi estudado e desenvolvido na Universidade Italiana de Pádova.
Fizik Spine Concept – o conceito da coluna
Podemos considerar que cada pessoa tem uma flexibilidade da coluna diferente e essa flexibilidade interfere diretamente na posição de alta performance do ciclista, sendo assim, corrigir o comportamento do movimento dos ciclistas, permite exigir o máximo de performance com o maior conforto durante grandes períodos de tempo.  Para isso foram desenvolvidos três formatos de selins que são para os três diferentes tipos de flexibilidade e para facilitar o entendimento, foram denominados nomes de animais para diferenciar os ciclistas.

Conforme a flexibilidade a fizik denomina o atleta de "Cobra, Camaleão ou Touro"

O ciclista que é muito flexível é o atleta “Cobra” – ele tem facilidade em curvar a coluna e consegue chegar com facilidade na posição de alta performance que a bicicleta de ciclismo de estrada ou mountain bike exige. Esse ciclista deve usar um selim plano e estreito, que possibilita uma grande variação de pedalada, às vezes sentando mais na frente, outras vezes sentando mais atrás do selim. Para estrada o modelo Arione e para MTB o Tundra.

Já o atleta que tem pouca flexibilidade, (veja as ilustrações) é chamado de atleta “Touro”. Este atleta tem maior dificuldade em chegar à posição de performance, fazendo com que ele faça um movimento de rotação no quadril. Este ciclista necessita de um selim que seja curvado para ajudar no apoio na parte traseira do selim, fazendo com que o atleta consiga curvar-se com maior facilidade. A parte central do selim necessita ser mais macia para aliviar a pressão na região genital. Neste caso é o selim Aliante.

Veja na figura a rotação do quadril e a posição dos ossos isquiáticos em relação ao selim.

Veja na figura a rotação do quadril e a posição dos ossos isquiáticos em relação ao selim.

E o atleta que é intermediário, no meu caso, que tenho uma flexibilidade média, denominado atleta “Camaleão”, necessita utilizar um selim médio, não tão curvado, nem tão estreito e plano.  Alguns atletas  “Camaleão” podem adaptar-se com os selins voltado para o “Touro” e outros para o “Cobra”. Antares para estrada e Gobi para MTB.
Essa flexibilidade é algo natural de cada pessoa, independente de nível de treinamento, pois podemos ver atletas de equipes Pro Tour nos três níveis de flexibilidade, nem por isso deixam de ser excelentes atletas.

Touro - Manuel Quinziato	, Camaleão - Franco Pellizzotti, Cobra -  Ivan Basso

Touro - Manuel Quinziato , Camaleão - Franco Pellizzotti, Cobra - Ivan Basso

Depois de ter feito uma avaliação da flexibilidade, você já tem uma orientação de qual é o mais apropriado, mas como selim é algo muito pessoal, o ideal é pegar um selim para testar para ter certeza de que você irá adaptar-se ao modelo sugerido.
Texto de Márcio May

 

Esta entrada foi publicada em Matérias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

32 respostas a Como escolher o selim ideal

  1. Depannage informatique Vaise ,Depannage informatique Caluire,
    Assistance pc sur St Fons aussi et Vénissieux, Depannage informatique Feyzin.

  2. JAIRO FLEMING MULERO disse:

    Bom dia Márcio sou touro, tenho escoliose e artrose no joelho esquerdo.
    Vi um vídeo no Youtube que mostrava uma marca de selins, acho que espanhola, que mostrava no papelão para qual usuário era o selim, com o símbolo de cobra , camaleão ou touro, mas não acho no estado de São Paulo onde posso achar um selim com essa descrição, como posso fazer?
    Super abraço Jairo

  3. Celso Maciel Silva disse:

    Boa noite, acompanhando suas resposta me identifiquei, onde gostaria se possível você me esclarecer. Tenho o problema de após longos pedais sentir dor em apenas uma das nádega, apesar de já ter feito o bike fit acredito como você salienta acima ser devido a postura , pois também tenho escoliose. Você comenta compensar sentando mais de um lado no selim onde gerou minha duvida, eu sinto a nádega esquerda então devo compensar sentando mais a direita ? Um abraço.

  4. Lucas Felipe disse:

    Boa Noite Otimo topico, Bom sou Atleta Cobra uso o Selim Tundra 2 troquei a pouco tempo mais ainda não me adaptei meus colegas me disseram que estou pedalando meio de lado (Torto) já fiz um Bike Fit e não melhorou pós pedal o selim fica marcado mesmo só de um lado tenho duvidas qual sua opinião sobre isso ? Seria o Selim ou não!

    • marciomay disse:

      Boa noite Lucas,
      eu tenho este problema de sentar meio torto também pois tenho escoliose e acabo ficando meio de lado no selim.
      não é um problema do selim e sim da postura.

      • Lucas Felipe disse:

        Obrigado colega, No meu caso eu não tenho Escoliose então teria que tentar manter a postura correta em cima bike correto ?

        • marciomay disse:

          Olá Lucas,
          também tenho este problema, o ideal é tentar se manter sentado da melhor forma possível, mas no meu caso eu acabo sempre sentando um pouco mais para a esquerda do selim devido a isso.
          abraço

  5. Raphael disse:

    Marcio bom dia….estou em dúvida em relação a selim de speed. Tenho três opções: Shimano Pro Turnix, Prologo Nago X10 ou Syncross Fl 2.0. Estou entre touro e camaleão. Obrigado

  6. Rodrigo disse:

    Sou ciclista do tipo camaleão, o Fizik Ardea que vem na Caloi Sprint 20 é indicado pra mim? Sinto incomodo no cóccix as vezes.
    obrigado

  7. Joel Bernardo de Miranda Jr disse:

    Márcio estou na dúvida qual melhor selim para mim fizik tundra ou pro turnix Carbon??? Ou você me recomendaria um outro modelo?? Tenho 1,75 e 83kg e sou camaleão

  8. Eduardo longo disse:

    Marcio sei que não é o caso mas se tratando de selim estou procurando um selim da marca SELKE ITALIA MODELO FLYTE, se souber de onde eu posso encontrar este selim te agradeço muito, até mais.

  9. Bruno disse:

    Boa noite! Tenho perfil touro fizik, estou pensando em comprar o modelo aliante vesus, que vc acha desse modelo? Os selins fizik tem diferença de tamanho como da specializde? Obrigado!

  10. Marcio castro disse:

    Eu nao tenho nenhuma flexibilidade queria experimentar o selim do tipo aliente ,ja vi muitos aqui na net ,mais nenhuma loja explica com clareza. Quero um alinte masculino para mtb, qual seria? Pois vi vários mais nao diz se é h ou M se é pra mtb ou speed

  11. Luiz disse:

    Tenho a Caloi Elite 2.7 com Selim Fizik modelo Nisene, fiz a Travessia Serra Negra~Holambra e no dia seguinte fiquei com fortes dores. Sou Camaleão e tenho 1,71 e 69kg. O modelo Gobi XM é o recomendado por este teste para o meu perfil. O material fabricado nos trilhos interfere em algo na performance ? Pretendo fazer o Caminho de Santiago de Compostela e preciso de um bom Selim.

  12. ivan boell disse:

    E A LARGURA DO QUADRIL COMO QUE FICA? PELO QUE EU SEI DEVE-SE MEDIR OS ISQUIOS TAMBÉM!

  13. Emival disse:

    Márcio, sou um ciclista Cobra.Pratico Montain Bike.Tenho um selim Fisik Nisene Gobi Nisene Wild Flex, em pedaladas de mais de 40 Km, me sinto desconfortável no Selim, sinto dor e pressão.Tenho pedalado a 4 meses com ele para ver se acostumo, não sei se é assim mesmo em pedalas mais longas.O que você sugere?
    Obrigado.

  14. Pelo explicado lá em cima,sou “cobra” e estou no peso ideal,eu comprei uma bike nova que já veio com o Trunda,selin top e aconselhado para eu,mas o poblema não é o assento mas sim as coxas,pois eu ando com as perna para dentro e pega na coxa;meu selin antigo era um prologo e não pegava,até andei usando ele nas untimas corridas mas quero inovar para o ano que vem,ha detalhe é mtb.O que fazer?

  15. Evandro disse:

    Pratico MTB com amigos e rodamos em media de 50 km por passeio semanal, mas eu particularmente tenho problemas na lombar e fadiga na “bunda” apos umas 3 hrs de pedal. Tenho 1.82 mtrs e 90 kg, utilizo quadro 19′. Pelo que vi de suas explicações, tenho uma boa flexibilidade, no entanto uso um selim da velo (modelo estreito e mais comprido, porem um selim simples, sem aquela fissura no centro), mas tenho receio de comprar um selim na net mais elitizado e não corresponder às espectativas, uma vez que na minha cidade ninguem trabalha com estas linhas de produtos mais tops para que eu pudesse ao menos dar uma olhada e testar. Já usei um GTS mais largo e mais estreito, com a fissura mas era pior ainda. Acredito que falte espuma / gel e uma melhor acomodação perineal. O que vc poderia me indicar??

    • beldson disse:

      colega se voce procura espuma indico o modelo tito da cairu é um selim simples porem excelente acabamento e otima espuma ideal pra quem ta procurando conforto

  16. Odair disse:

    Marcio, boa tarde, há alguns meses abriu uma loja da Sunny Bikes aqui em Jundiai SP, eles tem os Fizik’s para testes, e eu testei o Tundra 2 por uns 70km e adorei, mas pela minha flexibilidade seria camaleão, agora vou testar o Gobi para depois decidir qual eu compro, atualmente eu tenho um selle italia SL e por ser mais largo, depois de uns 30minutos pedalando começo a sentir dores na virilha, mas depois passa, ja com o tundra não me incomodou em nada, pelo contrario, meu rendimento foi até melhor, fica aqui a dica: se puderem testar antes de comprar certamente vão sentir a diferença, abraços.

  17. Marcus Vinicius Galvao disse:

    BOA NOITE MÁRCIO,
    RECENTEMENTE ADQUIRI UMA SPEED MONTADA COM SELIM FIZIK NISENE. LI EM ALGUNS SITES DE VENDA QUE ELE SERIA INDICADO PARA MTB, OUTROS MTB/SPEED. ACHEI SUPER CONFORTÁVEL NA SPEED, MAS NA SUA OPINIÃO DEVO TROCÁ-LO POR UM ESPECÍFICO OU FICO COM ELE MESMO NA SPEED??
    GRATO.
    MARCUS

  18. Eduardo Tavares disse:

    Márcio e quanto ao tamanho? Como saber se é 13, 14 ou 15?

    Abraços e parabens pelo texto, bem didático.

  19. Claudio Silva disse:

    Prezado Márcio, gosto muito de pedalar, mas pedalo muito pouco, pois me sinto incomodado com o selim… Não tenho quase flexibilidade nenhuma e depois de dez minutos minha bexiga esta pedindo uma pausa. Gostaria de saber se vc conhece ou já viu algum tipo de selim sem o prolongamento pontudo no meio. apenas com o apoio para as nadegas. Acredito que o conceito do selim foi concebido sob a otica da montaria. Se vc conhece algum selim sem esse prolongamento pontudo no meio me avisa. Saudações…
    Claudio Silva

  20. Tito Rosino disse:

    Márcio comprei recente mente um selim Selle Italia Flite Max Gel Flow mas infelizmente não estou me adaptando e quero comprar um Fizik para minha MTB mas estou na duvida entre o Gobi XM e o Aliante XM que são os de MTB certo? Pela sua descrição sou “Camaleão”, qual seria mais adequado o Gobi mesmo ou o Aliante visto q não me adaptei ao Selle Italia.
    Obrigado!

    • marciomay disse:

      Olá, o ideal seria você procurar uma loja que possui os selins de teste da FIZIK, pois com o teste você irá ter certeza de qual modelo você se adapta melhor. Caso não encontre na sua cidade, acho que o aliante irá ser muito confortável para você.

  21. Gilwan Pereira Cardoso disse:

    Márcio pela explicação sou um ciclista “cobra”, stou com 79kg mas meu peso ideal é 70 no qual ja stou fexando a boca. Stou querendo adquirir um fizik. Tnho pensado no arione “carbon”. Pde ser o indicado? Um abaço.

    • marciomay disse:

      Se você for usar para Speed, não tem problema, mas se for para MTB eu aconselho o modelo com trilho de K:ium (uma liga de titânio e Cromo, 8% mais leve que o titânio puro e com maior brilho), pois resiste melhor ao peso.

  22. ALEXANDRE CONDE disse:

    Olá Marcio, quanto a minha flexibilidade, eu sou cobra mas usei um arione e foi desconfortável.
    Voce, quase que com certeza, já usou o Flyte( Selle Italia), dentro dessas classificações da Fizik, voce o enquadraria em qual delas?
    Voltei a usá-lo no modelo Carbonio e me adaptei perfeitamente, a tortura cessou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>