Ciclista brasileiro vence etapa do Tour do Rio

Na segunda edição do Tour do Rio, o Brasil conseguiu pela primeira vez o lugar mais alto do pódio. Se Rafael Andriato ficou insatisfeito com o segundo lugar na primeira etapa da competição, depois que seu pé saiu do pedal, nesta quinta-feira ele foi o mais rápido nos 166km da segunda etapa, entre as cidades de Volta Redonda e Rio das Ostras. O atleta, da equipe italiana Petroli Firenzi, cumpriu a estratégia de acompanhar o pelotão e acelerar no fim do percurso, terminando com o tempo de 4h04m02s. Já o campeão da primeira prova, o argentino Edgardo Simon, da Padaria Real, ficou em segundo lugar, com o brasileiro Roberto Pinheiro, da equipe Funvic/Marcondes/Cesar/Pindamonhangaba, em terceiro.

segunda etapa tour do rio três rios (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )Segunda etapa do Tour do Rio manteve o equilíbrio até o sprint final (Foto: Marcio Rodrigues/FOTOCOM.NET )

- Ontem perdi a chance de brigar pela vitória, mas hoje vim com mais raça e força de vontade. Meu objetivo era ganhar uma etapa. Estou muito feliz. Depois de quatro anos morando na Itália, ganhar no Brasil é muito emocionante. Me poupei durante a prova e acelerei no final, aproveitando o sprint. Agora é hora de pensar na classificação geral – afirmou o campeão Rafael Andriato.

Na próxima etapa, o sprintista afirmou que tentará se manter entre os primeiros colocados, se defender nas subidas da serra e aproveitar para acelerar nos trechos mais planos. Quem levou a camiseta branca de bolinhas vermelhas, que representa o líder de montanha, foi o cearense Antonio Nascimento, mais conhecido como Tonho, do time paulista de Pindamonhangaba. A camiseta verde, de melhor velocista, ficou com Andriato. Edgardo Simon continuou vestindo a camiseta amarela, que simboliza a liderança geral da competição. O argentino jogou a responsabilidade para os colombianos na terceira etapa, de Três Rios a Teresópolis.

segunda etapa tour do rio três rios (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )Ciclistas pedalam perto da cidade de Três Rios
(Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )

- As montanhas são um terreno muito favorável para a equipe da Colômbia. Fiquei muito satisfeito com o resultado da prova de hoje e com a liderança geral. A nossa equipe (Padaria Real) soube controlar o ritmo durante o percurso e eu espero defender a camisa amarela da melhor forma possível amanhã – contou Edgardo Simon.

Numa etapa marcada pela beleza das montanhas, dos rios e o calor do público, os ciclistas pedalaram forte. Muitas crianças, famílias, curiosos e até praticantes amadores do esporte acompanharam a caravana pelo Vale do Paraíba. Pessoas com bandeiras do Brasil e de clubes mostravam o sucesso da passagem do comboio pelo interior do Rio de Janeiro.

Logo no início da prova, o brasileiro Jean Silva, da equipe São Lucas Saúde/Giant/Ciclo Ravena/Americana, e o argentino Mauricio Frazer, da espanhola MMR.COM, saltaram na fuga até os últimos quilômetros da prova. Os escapados conseguiram abrir uma vantagem de 4 minutos na frente do pelotão. A vitória da segunda etapa foi decidida no sprint final, quando os dois ciclistas foram alcançados. No final do circuito, os atletas chegaram a uma velocidade de 70km/h.

segunda etapa tour do rio três rios (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )Atletas percorreram 166km em mais de quatro horas de prova (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET )

Apesar de estar no seu segundo ano de existência, o Tour do Rio já é considerado a maior prova de ciclismo de estrada da América Latina. Com a premiação mais alta da modalidade no país (R$200 mil), a super volta soma pontos no ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI), valendo a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A competição, que acontece entre 27 e 31 de julho, tem seu percurso 800km entre serra e litoral. A largada foi na última quarta-feira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após passar por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, a caravana volta para a capital fluminense, numa arena montada na Quinta da Boa Vista.

Confira os 10 primeiros colocados da segunda etapa do Tour do Rio:

1º – Rafael Andriato (Petroli Firenzi – Cycling Team) – 4h04m02s643
2º – Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Ceu Azul/Alimentos) – 4h04m02s676
3º – Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes/Cesar/Pindamonhangaba) – 4h04m02s732
4º – Anibal Borrajo (Jamis Sutter Home Pro Cycling) – 4h04m02s745
5º – Rodrigo Melo (Clube DataRo de Ciclismo/Foz do Iguaçu) – 4h04m02s976
6º – Andrea Da Col (Trevigiani) – 4h04m03s037
7º – Rafael Serpa (São Lucas Saúde/Giant/Ciclo Ravena/Americana) – 4h04m03s263
8º – Geovane Andriatto (GRCE Memorial/Prefeitura de Santos/Giant)- 4h04m03s485
9º – Tiago Nardin (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – 4h04m03s529
10º – Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia) – 04h04m03s551

Fonte: Globo.com – Por Ana Carolina FontesRio das Ostras, RJ

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>