Participar em competições aumenta a motivação para treinar

Márcio May e Gean Hoffmann na Brasil Ride 2011

Márcio May e Gean Hoffmann na Brasil Ride 2011

Fazer exercício, pedalar, correr, nadar, seja lá o que for, fica muito mais fácil quando temos algum objetivo, algum foco. A maior dificuldade das pessoas quando inicia uma prática esportiva é manter a regularidade. É muito fácil trocar o pedal da terça-feira por qualquer outro motivo como ir ao super mercado ou mesmo ficar vendo televisão.

Competi profissionalmente durante 20 anos e sempre estive focado nos treinos, pois acima de tudo era minha profissão e dependia de bons resultados nas provas. Treinava 6 dias por semana em torno de 700 até 900 km semanais. No começo de 2008 deixei as competições e fiquei focado em outro trabalho, passando a pedalar somente quando dava vontade ou tinha tempo. Porém ao pedalar “quando tenho tempo” podem passar algumas semanas, não mantendo nenhuma regularidade. Acabei perdendo bastante a forma e quanto mais fora de forma você está, mais arruma motivos para não treinar.

Este ano percebi o quanto é importante participarmos de competições para mantermos a motivação em treinar. Fui convidado pelo Mário Roma para participar da Brasil Ride uma prova de 600 km em 7 dias de mountain bike e a partir do momento que aceitei, comecei a me organizar e arrumar tempo para treinar regularmente pelo menos umas 3 a 4 vezes por semana em torno de uma hora e meia. Não eram mais treinos como eu fazia antes, nem o objetivo era um grande resultado, mas precisava treinar para conseguir terminar sem muito sofrimento e foi com esta motivação que consegui me organizar. Muitas vezes saí para treinar mesmo com chuva, algo que só fiz, pois já estava inscrito na prova e não tinha como desistir.

Para quem nunca competiu

Na primeira vez você vai mais para ver como é. Na segunda, estipula uma meta de desempenho… e a cumpre. Na terceira vez você quer mais, e decide que vai dar tudo de si para conseguir um resultado admirável (para você mesmo e para seus familiares). Aos poucos, você se torna um competidor voraz, arrojado, com metas cheias de dificuldade… e quando você vê, já está levando essas características para outras áreas sua vida.

O fato de estar comprometido com alguma competição com data marcada fica mais fácil motivar-se para treinar, independente do objetivo e você acaba tendo o apoio dos amigos e da família que ficarão incentivando e elogiando a sua evolução.

Portanto, quando puder participar de competições, faça a sua inscrição o quanto antes possível e faça bons treinos.

Texto publicado na coluna Ciclismo a Fundo da Revista Bike Action

Esta entrada foi publicada em Opinião e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Participar em competições aumenta a motivação para treinar

  1. robertogustavo disse:

    Me amarro em esportes radicais principalmente bike gostaria muito de participar de alguma compticao acho q posso ter futuro sonho meu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>