Pneus de ciclismo: Tubular ou Clincher?

Quando comecei a competir nos anos de 1987 até mais ou menos 1995, nós usávamos somente pneus tubulares.  Não por opção, mas porque não existia no mercado um pneu clincher que pudesse ter um bom rendimento. Existiam apenas alguns pneus que vinham nas Monark e Caloi 10, mas eram pesados e não aguentavam grande pressão.

Usávamos pneus tubulares nos treinos e competições o que aumentava o custo além de ser um grande problema na hora de um furo no meio do treino, pois exigia levar um pneu de reserva, que era volumoso e descolar do aro era um sacrifício. Depois de trocado o pneu não ficava mais colado no aro e o resto do treino precisaria ser feito com cuidado, sem arrancadas e as curvas deveriam ser feitas devagar para não ter o perigo de saltar do aro. Outro problema era consertar o pneu furado, muito trabalhoso.

Então veio a era clincher e o pelotão passou a abandonar o tubular. A Tubulares Olímpico que era a única fábrica Brasileira acabou fechando por que ninguém mais usava.  A maioria dos ciclistas brasileiros nunca pedalou com um pneu tubular, pois todo mundo passou a usar pneus clincher que são mais práticos no treino, pois basta trocar a câmara e o pneu continua sendo usado da mesma maneira, sem colas, etc. Depois basta remendar a câmara. Os pneus clincher de hoje são muito leves, tem proteção anti-furos e tem um grande rendimento. Além disso, o pneu clincher é bem mais barato que um tubular.

Mas porque ainda muita gente continua usando tubulares?

O tubular continua sendo preferido por muitos ciclistas e triatletas por alguns motivos: suporta altas pressões, tem menor resistência de rodagem, é mais macio ao rodar proporcionando maior conforto, as rodas de carbono tubulares são mais leves do que as clincher, a soma do peso pneu/câmara também é mais leve no tubular e em caso de furo em uma competição é mais seguro, pois permite rodar com ele vazio por algumas centenas de metros enquanto o clincher fica totalmente instável.  Em provas de velódromo é quase regra usar o tubular.

O problema é o custo, um bom tubular pode valer de R$ 300 a R$ 500 reais, enquanto o clincher custa a metade. Em caso de furo, a mão de obra para consertar um pneu tubular é cara, pois é muito trabalhoso. Se você é um ciclista que está preocupado com cada segundo que possa ser ganho, pode ter um par de rodas para competir com tubulares e outro par com pneus clincher para treino.  A escolha é sua, o importante é pedalar. Bons treinos!!!

 

- Perfil do aro clincher

- Perfil do aro Tubular

 

 

- Pneu clincher

- Pneu Tubular

Matéria publicada na coluna Ciclismo a Fundo da Revista Bike Action.

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6 respostas a Pneus de ciclismo: Tubular ou Clincher?

  1. cleber robson disse:

    usei muito tubular, e fazia reparos também, tem que ter muita paciência

  2. Laur Ortega disse:

    Márcio, parabéns pelo artigo, extremamente objetivo e didático. Pergunto se você já teve alguma experiência utilizando fita adesiva na montagem de pneus tubulares, cujos fornecedores alegam simplificar a troca deste tipo de pneu.
    Abçs.

  3. Marcos Clemente disse:

    Marcio, muito legal sua matéria e observação, tenho uma bicicleta com aro tubular , já bastante antiga e me diga uma coisa?? você sabe de alguma oficina de faz reparos em pneus tubulares??? estou em São Paulo Capital

  4. joseph disse:

    nunca usei pneu tubular, aliás, nem imaginava como seria esse pneu, só agora pude entender o que é tubular pelo desenho.

  5. Claudio disse:

    Márcio,
    Gostei da matéria e como foi colocado, simples e direta, eu ainda prefiro pneu clincher.
    Valeu e um grande abraço.

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