Você sabe o que é Fizik Spine Concept?

Spine Concept é um estudo feito pela Fizik na Universidade de Pádova, Itália, aonde se chegou à conclusão de que a posição de cada atleta em relação ao selim, depende da flexibilidade da sua coluna, ou seja, “Conceito da Coluna”.

Com base nesse estudo, provou-se que como os ossos isquiáticos ficam em posição diferente dependendo da flexibilidade do ciclista, e é preciso ter selins com formatos diferentes para melhor atender a necessidade de cada um.

Para um melhor entendimento, a fizik denominou os atletas com muita flexibilidade de atletas “Cobra”, com média flexibilidade de atletas “Camaleão” e com pouca flexibilidade de atletas “Touro”.

Para fazer o teste, basta o ciclista tentar tocar as mãos no chão com os pés separados cerca de 30 cm e sem dobrar o joelho. Quem conseguir tocar o chão com facilidade é atleta Cobra, quem tiver um pouco de dificuldade e não encostar é Camaleão, e quem ficar muito longe é atleta Touro.

Mas o que isso interfere? Vamos aos detalhes:

Atleta Cobra:

O atleta que tem alta flexibilidade necessita de um selim que seja plano, pois ele consegue sentar com o apoio do peso na parte de trás dos ossos isquiáticos e alcançar na parte baixa do guidão flexionando a coluna, sem alterar o seu apoio no selim. Também consegue mudar a sua posição de pedalada mais para frete ou para trás do selim dependendo do momento da prova, por isso o selim plano como o Arione ou o Tundra são ideais.

Atleta Touro:

Quem é Touro, ou seja, tem pouca flexibilidade, altera a posição do quadril, fazendo um pequeno giro, alterando a posição dos ossos isquiáticos em relação ao selim, apoiando na parte mais frontal. (Veja no vídeo) Neste caso, ficou provado que um selim que tenha uma curvatura como é o caso do Aliante, irá facilitar a este ciclista chegar à posição mais baixa do guidão, e como o selim tem a parte traseira um pouco mais larga e elevada permite corrigir a posição de apoio. O selim também tem a parte central mais macia para não forçar a região genital.

Atleta Camaleão:

Já o atleta camaleão tem uma flexibilidade média e fica em uma posição intermediária. Os selins Antares e Gobi, não são tão curvados como o Aliante e nem tão planos como Arione e o Tundra, fazendo com que o atleta consiga uma melhor posição com estes modelos. Alguns atletas Camaleão, como o próprio nome diz, conseguem se adaptar também com os modelos Cobra e outros com o modelo Touro. O ideal neste caso é usar um selim de teste por alguns dias para escolher o melhor modelo.

A flexibilidade de cada ciclista independe do seu nível de treinamento, mas sim da natureza de cada um. Você pode observar os atletas que competem o Tour de France e veremos dos três tipos de flexibilidade.

Usar o selim correto ajuda a corrigir o comportamento do movimento dos ciclistas, o que permite exigir o máximo de performance com o maior conforto durante grandes períodos de tempo.

Spine Concept foi testado por LAB3 Laboratory
Via Lussemburgo, 4
35127 Padova Z.I., Italy
T +39 049 87.03.870
F +39 049 76.28.197
info@lab3cube.com
www.lab3cube.com

 

Esta entrada foi publicada em Matérias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Você sabe o que é Fizik Spine Concept?

  1. JAIRO FLEMING MULERO disse:

    Bom dia onde poderia comprar o selim tipo touro
    Da marca que mostra nessa matéria
    Grato Jairo

  2. roberto erthal disse:

    e pra mtb? é o mesmo criterio??

  3. Eduardo Fontes disse:

    Este artigo é muito pertinente, o bike fit tem de levar em conta a flexibilidade do ciclista.
    Parabéns pela divulgação do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>